DIYs

Dicas para retirar ferrugem das ferramentas

Dicas para retirar ferrugem das ferramentas - GLOBALBRICO

Descubra 5 dicas fáceis para retirar ferrugem das ferramentas

Seja em casa ou no trabalho, a ferrugem acaba sempre por chegar às nossas ferramentas preferidas, mesmo as que são mais utilizadas.

A ferrugem é o resultado é resultado do contacto dos elementos dos objetos feitos em ferro com o oxigénio presente no ar ou água, sendo natural que estas oxidem com o passar do tempo. Para evitar isto é preciso ter extremamente cuidado com o local onde coloca as suas ferramentas, mas também com a sua manutenção e limpeza.

Quantas vezes já deitou fora ferramentas com ferrugem pensando que não existe solução? Pois já não o precisa de o fazer!

Hoje a Globalbrico traz-lhe 5 dicas úteis sobre como pode retirar ferrugem das ferramentas e as ter sempre como novas!

1. Vinagre Branco

Quase sempre presente na maioria das casas o vinagre é um ingrediente de cozinha cuja as propriedades o tornam muito mais que um tempero. Devido às suas propriedades o vinagre branco reage com a ferrugem e dissolve-a no metal. Assim, para retirar a ferrugem das suas ferramentas apenas tem que mergulhar a sua ferramenta no vinagre e deixar de molho por dois dias. Passados os dois dias, terá que esfregar com uma esponja de aço, secar e verá que consegui com sucesso retirar ferrugem das ferramentas!

2. Limão e bicarbonato

O limão é outro ingrediente nunca falta numa cozinha, como já deve saber, as suas propriedades tornam-no um ótimo agente de limpeza. O limão juntamente com bicarbonato torna-se ainda um ótimo agente de limpeza, especialmente no que toca a remover a ferrugem das ferramentas. O bicarbonato de sódio reage com o ácido cítrico do limão, formando um gás carbónico que será o responsável pela limpeza da ferrugem. Antes de proceder à limpeza das suas ferramentas com esta mistura, use luvas, pois ambos os ingredientes são misturas ácidas.

Assim, basta misturar o limão e o bicarbonato de sódio numa mistura, usar um pincel para espalhar a mistura pela ferramenta e, após alguns minutos de repouso, usar uma lixa fina para remover a ferrugem e crostas formadas. Após estes passos, limpe a sia ferramenta com um pano seco.

3. Coca-cola

Sabia que a Coca-Cola também pode retirar ferrugem das ferramentas? Basta mergulhar a sua ferramenta por um dia, e deixar que o gás da Coca-Cola atue sobre a ferrugem. Passado um dia, terá que apenas a lavar como normalmente, secar bem e aproveitar a sua ferramenta como se estivesse nova de novo!

4. Batata

E a batata, foi uma surpresa nesta lista de ingredientes que servem para retirar ferrugem das ferramentas? Pois bem, a batata devido às sus propriedades também consegue atuar como como um elemento ótimo para retirar ferrugem das ferramentas. Para tal, basta cortar a batata às rodelas e cobrir a ferramenta que quer limpar com este alimento. e deixar repousar. O ácido ascórbico deste legume vai atuar sobre a ferrugem, sendo que depois so tem que a limpar no fim, e usufruir de uma nova ferramenta brilhante e como nova.

5. Lubrificante

Para ferramentas que têm pouca ferrugem pode pulverizar lubrificante na ferramenta e passar suavemente uma lixa de forma a remover a ferrugem. O resultado será uma ferramenta brilhante e nova!

Outras dicas

Para além destas soluções caseiras para retirar ferrugem das ferramentas, poderá comprar produtos específicos de limpeza e manutenção de ferramentas. A nossa sugestão é que compre um Alu-Zinc Spray para aplicar nas suas ferramentas de forma a proteger da oxidação, e sugerimos que use limpe sempre no fim do uso as suas ferramentas com um pano seco e as armazene num local seco, como uma caixa de ferramentas.

Precisa de alguma dica profissional? Fale aqui com a nossa equipa e nós sugerimos o produto certo!

Deixe uma resposta